8º FÓRUM MUNDIAL DA ÁGUA – BRASIL 2018

Brasília sediou entre os dias 18 e 23 de março o FÓRUM MUNDIAL DA ÁGUA, maior evento global sobre o tema água. O ajuntamento foi organizado pelo Conselho Mundial da Água, organização internacional que reúne interessados no assunto e tem como missão “promover a conscientização, construir compromissos políticos e provocar ações em temas críticos relacionados à água para facilitar a sua conservação, proteção, desenvolvimento, planejamento, gestão e uso eficiente, em todas as dimensões, com base na sustentabilidade ambiental, para o benefício de toda a vida na terra”.

Realizado a cada três anos em um país diferente, o Fórum Mundial da Água teve sua estreia em 1997, na cidade de Marrakesh, no Marrocos. Antes de aterrissar no Brasil, o último encontro tinha acontecido em Daegu, na Coreia do Sul, em 2015. A edição brasileira foi primeira que ocorreu no Hemisfério Sul.

 

Após sete dias de evento, o Fórum havia recebido mais de 120 mil pessoas, de 172 países diferentes. Destas, quase 110 mil visitaram a Vila Cidadã e a Feira; e quase 11 mil são congressistas que participaram das mais de 300 sessões do Centro de Convenções Ulysses Guimarães, além de visitarem a exposição do evento.

 

E o TOLEDO AÇÃO não ficou de fora dessa!

“Como congressistas tivemos a oportunidade de participar de várias sessões e aprofundar no conhecimento dos problemas relacionados à água no Brasil e no mundo. Tivemos também a oportunidade de acompanhar em primeira mão as soluções e tecnologias que estão sendo implantadas para soluciona-los. Com isso, obtivemos ainda mais certeza que estamos caminhando no rumo certo, desenvolvendo uma empresa que gera meios para que outras possam aderir à sustentabilidade, preservar o meio ambiente e consequente a ÁGUA”, relatou a Sra. Fabiana Toledo, Diretora de Gestão da Toledo Metais.

Uma cerimônia marcada pela segurança, pelo respeito ao próximo e, principalmente, ao meio ambiente, com a emissão da DECLARAÇÃO DE SUSTENTABILIDADE, entre outras de importância ímpar.

Na solenidade de encerramento, o Palácio do Buriti e o Conselho Mundial da Água “passaram o bastão” para a delegação do Senegal. O país da África Ocidental será a próxima nação a sediar o encontro. O 9º Fórum Mundial da Água está marcado para 2021, na cidade de Dacar.

(fonte: G1 e http://www.worldwaterforum8.org/pt-br)